Análise do Jogo: Vasco 0 x 1 Goiás

Em jogo difícil para o Goiás, uma finalização no gol, foi o suficiente para dar a vitória para o Verdão.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Guilherme Sampaio

6/24/20235 min read

No duelo dos desesperados, quem saiu melhor foi o Goiás. Com apenas um chute no gol, o verdão conquistou a vitória na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.

O gol decisivo foi marcado por Morelli aos 28 minutos do segundo tempo. Apesar da vitória, o Goiás continua na zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação com 11 pontos, apenas um ponto atrás de Cuiabá, Corinthians e Bahia, que estão com 12 pontos.

A primeira escalação do técnico Armando Evangelista surpreendeu a torcida, com a presença do contestado Diego Gonçalves, que não justificou a escalação. A escolha de William Oliveira, constantemente contestado pela torcida, também foi surpreendente.

O Goiás sofreu bastante durante o jogo, especialmente no primeiro tempo, mas soube resistir e contou com um pouco de sorte para obter um bom resultado. O time se mostrou nervoso diante da pressão da torcida, enquanto o Vasco pressionava, com intensidade e marcando a saída de bola no meio-campo.

O Goiás se retraiu muito, contando com várias intervenções defensivas para evitar o perigo, e quando a defesa falhava, Tadeu estava lá para garantir o resultado. Além disso, a trave também esteve do lado do Goiás em alguns momentos.

No ataque, o Goiás foi discreto e criou poucas oportunidades, em parte devido à desvantagem numérica no setor. Enquanto o Vasco tinha 4 volantes e Alex Teixeira recuando do ataque para o meio-campo, formando um setor com 5 jogadores, o Goiás contava com apenas 3 volantes e Palácios isolado no lado direito, setor pouco utilizado durante o jogo.

O Vasco chegava com frequência pelo lado direito, explorando o lado esquerdo defensivo do Goiás, onde Sander teve uma ótima atuação defensiva, realizando 6 desarmes e sendo o destaque do jogo pelo lado do Goiás.

Ambas as equipes tiveram gols anulados pelo VAR. Aos 26 minutos do primeiro tempo, o Vasco teve um gol anulado após a bola ser cabeceada no travessão e, no rebote, Andrey marcar. Porém, o jogador estava em posição irregular. Aos 45 minutos do primeiro tempo, o Goiás também teve um gol anulado em cobrança de falta, onde a bola rebateu em Diego Gonçalves antes de Lucas Halter finalizar, mas a imagem foi inconclusiva e o gol foi anulado pelo VAR.

No segundo tempo, o Goiás continuou enfrentando dificuldades na marcação do meio-campo do Vasco, mas conseguiu subir as linhas e não permitiu que o Vasco ditasse o ritmo do jogo como no primeiro tempo. A partida ficou mais truncada e disputada, com queda de rendimento.

Aos 15 minutos do segundo tempo, Marlon Gomes, destaque do Vasco, foi substituído por Pedro Raul, o que gerou protestos dos torcedores com gritos de "Burro" direcionados ao técnico Mauricio Barbieri.

Com a entrada de Pedro Raul, o Vasco passou a ter dois atacantes de área e a saída de Marlon Gomes, que estava dificultando muito o jogo do Goiás. O time esmeraldino passou a ter mais posse de bola, tocando-a melhor, e até os zagueiros tiveram mais espaço para iniciar as jogadas.

Foi dessa forma que o Goiás construiu seu gol: um passe de Bruno Melo do meio-campo encontrou Morelli, que se livrou da marcação e, sem pressão, finalizou de dentro da grande área, rasteiro, vencendo o goleiro Léo Jardim. Foi o único chute do Goiás que foi em direção ao gol, mas foi suficiente para garantir a vitória.

Após o gol do Goiás, o Vasco sucumbiu à pressão da própria torcida, que se voltou contra o time, e o Goiás se defendeu como pôde para assegurar o resultado.

Foi uma grande vitória do Goiás em um jogo fraco da equipe, mas o suficiente para conquistar os três pontos. Agora, o Goiás se prepara para enfrentar o Bragantino na próxima rodada, fora de casa, no domingo, dia 25/06/2023.

Ausências - Departamento Médico/Transição Preparação Física
  • Vinicius: Fisioterapia - Pubalgia

  • Dieguinho: Fisioterapia - Lombalgia

Alterações durante o jogo
  • 65 min. - Sai: Diego Gonçalves - Entra: Apodi

  • 65 min. - Sai: Matheus Peixoto - Entra: Lucas Emmanuel

  • 82 min. - Sai: Morelli - Entra: Guilherme

  • 82 min. - Sai: Palácios - Entra: Matheusinho

  • 89 min. - Sai: Zé Ricardo - Entra: Sidimar

Cartões no jogo

Cartão Amarelo: William Oliveira, Morelli, Apodi

William Oliveira estava pendurado, fica suspenso do próximo jogo contra o Bragantino pela 12ª Rodada, neste Domingo 25/06/2023.

Dados do jogo
Público e Renda

Ao todo, 17.647 torcedores assistiram ao jogo em São Januário, sendo 17.229 pagantes. A renda ficou em R$ 705.758,00.

Escalação do Goiás

A primeira escalação do Técnico Armando Evangelista, que não esteve na beira do gramado por questões burocráticas. Quem esteve a beira do gramado foi o auxiliar da comissão permanente, Leandro Campos, o Leandrão.

Escalação do Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo, Sander; William Oliveira, Zé Ricardo, Morelli; Palácios, Diego Gonçalves e Matheus Peixoto.

Números do Jogo
Notas Sofascore
Posicionamento do time do Goiás

Posicionamento antes das substituições.

Posicionamento depois das substituições.

Mapa de calor do Goiás - Footstat

Mapa de calor do Time do Goiás.

Analisando o mapa de calor do time do Goiás no jogo, mostra como o Goiás se posicionou defensivamente, e a efetividade do lado esquerdo do Goiás. O lateral esquerdo Sander, que levava o time para o ataque, contou com o posicionamento dos volantes Morelli e Zé Ricardo que revezavam no posicionamento no lado esquerdo do time.

Classificação do Campeonato

O Goiás com a vitória chega aos 11 pontos, mas ainda permanece na zona do rebaixamento em 17º lugar.

Projeção Mês a Mês

O Goiás se equipara a pontuação projetada de 4 pontos até a partida contra o Vasco, mas a derrota no confronto direto contra o Cuiabá ainda gera impacto na classificação do Goiás (17º) na competição, pois justamente o time do Cuiabá (16º) é o primeiro time fora da zona do rebaixamento com 12 pontos, com 1 ponto a frente do time do Goiás, que tem 11 pontos.

Próximos jogos do Goiás
  • RB Bragantino x Goiás - Domingo, 25/05/2023 - 18:30 Hrs - 12ª Rodada - Campeonato Brasileiro

  • Santa Fé (COL) x Goiás - Quarta, 28/06/2023 - 23:00 Hrs - 6ª Rodada - Copa Sul-Americana - Grupo G

  • Goiás x Coritiba - Segunda, 03/07/2023 - 18:30 Hrs - 13ª Rodada - Campeonato Brasileiro

  • Santos x Goiás - Domingo, 09/07/2023 - 11 Hrs - 14ª Rodada - Campeonato Brasileiro

Foto: Fernando Lima (GEC)